Amazon PrimeBlogLivros

Melhores livros para começar a empreender em 2020

Por 11 de agosto de 2020 Sem comentários
5/5 - (1 vote)

Startup – Manual do Empreendedor

O livro mais indicado dessa lista. Uma bíblia para a Startup, nele você vai encontrar tudo que precisa para iniciar, gerenciar e crescer um projeto.

Uma das lições mais importantes que aprendi com esse livro foi: Os clientes estão na rua, saia para conhece-los, e não desenvolva algo apenas porque acha que outras pessoas querem. Queira sim resolver um problema seu, mas pense como as pessoas querem resolver esse mesmo problema, que muitas vezes não é da mesma forma que você quer.

Algumas pessoas dizem que a versão em inglês é muito melhor. Porém se estiver familiarizado com o cenário de negócios os erros de tradução irão passar batidos.

A Startup Enxuta

O segundo livro também pode ser considerado uma bíblia da criação de startups e negócios, tipo um livro perdido de Judas.

Melhor lição: É possível testar uma ideia de maneira simples, barata, rápida e eficiente. Se você precisa criar algo grande, tente por exemplo: vender sua ideia antes, não precisa mentir que já possui tudo pronto, pode falar a verdade que está desenvolvendo e comece a analisar o interesse das pessoas, isso te dará um norte para iniciar, resolver um problema de cada vez até alcançar um mercado real existente.

Organizações Exponenciais

Esse é um livro escrito por um dos fundadores da Universidade Singularity, patrocinada pelo Google. É uma Universidade que não possui registro já que altera a sua grade curricular todo ano.

É um livro simples, com vários exemplos reais, focado em mostrar como as organizações atuais crescem exponencialmente baseando-se mais em informação do que coisas físicas. Como o celular vem agregando vários outros dispositivos e seu crescimento é altamente exponencial, seguindo a tecnologia.

Trabalhe 4 horas por semana

Esse é um daqueles livros em que o título não representa tanto o conteúdo. Quem começa uma empresa no Brasil sabe que 4 horas não da nem pra ajeitar a burocracia toda.

Mas algumas ideias desse livro são cruciais para não quebrar seu projeto, uma delas é o desapego da vontade de querer estar ativo em todas as áreas da empresa, não saber terceirizar, delegar ou compartilhar seu trabalho com sócios, funcionários ou empresas que fazem algumas ações muito melhor que você. Se você souber gerenciar as atividades e as entregas de outras pessoas, pode caminhar para realmente trabalhar pouco na semana em trabalhos que considera chatos e dedicar mais tempo ao que é bom ou considera interessante trabalhar. Isso é muito relativo de cada pessoa, tem pessoas que gostam de finanças, outras de lidar com outras pessoas, algumas de trabalhar com as operações da empresa, com os clientes, fornecedores, logística, ideação, marca, apresentação, vendas, negociações, tanto faz, o importante é buscar sua satisfação e evolução e ela está no caminho do desapego.

Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes

Esse livro, assim como o Trabalhe 4 horas por semana também tem seu título muito radical e não abrange o seu conteúdo. É um livro muito humano, com hábitos eficientes e simples de aplicar:

  1. Seja proativo
  2. Comece com o fim em mente
  3. Bote as primeiras coisas primeiro
  4. Pense ganha-ganha
  5. Procure compreender antes de ser compreendido
  6. Sigergise
  7. Afie a serra

Alguns hábitos chegam até a ser meio religiosos e positivistas, porém o foco do autor não é apenas evoluir sozinho e sim em conjunto.

Siqueira

Siqueira

Sou um entusiasta de tecnologia e produtos em geral. Adoro fazer um bom negócio e comprar um produto com o melhor custo benefício possível, durável com qualidade e preço honesto. Por isso criei esse site, para avaliar produtos e serviços.

Deixe um comentário